Amar la Trama
A rigor, Amar la Trama não é um álbum ao vivo, mas é como se fosse. Satisfeito com o resultado obtido por seu disco duplo anterior, Cara B (2008), gravado ao vivo, o cantautor uruguaio registrou este novo bom álbum em estúdio, em takes
diretos, com toda a banda disposta em círculo - como mostra a foto
reproduzida no CD - na presença de pequenas plateias que, não fossem
pelas palmas ouvidas após Telón
(as únicas do álbum), não teriam sua participação detectada pelo
ouvinte. Drexler buscou espontaneidade, frescor e interação para Amar la Trama. A pulsação dos metais pontua faixas como Tres Mil Millons de Latidos e La Trama y el Desenlace.
Metais que - como o artista vem revelando nas entrevistas promocionais
agendadas pela Warner - têm forte influência de discos de artistas
brasileiros como Marcelo Camelo, Kassin e Rodrigo Amarante. De fato, há
ecos das orquestrações do álbum solo de Camelo (Sou, 2008), por exemplo, na forma como os metais estão dispostos em Aquiles, por su Talón Es Aquiles, balada de textura densa, dedicada por Drexler a Paulinho Moska. Assim como tem uma pitada de Brasil no molho da percussão de Las Transeúntes, faixa na qual José Miguel Carmona figura (na guitarra espanhola) como convidado. Destaque do repertório autoral, La Nieve en la Bola de Nieve é faixa bem mais climática, de tom quase jazzy. Amar la Trama, a propósito, é álbum de experimentações e climas variados. Se Una Canción me Trajo Hasta Aquí é pop vivaz e redondo, I Don't Worry About a Thing é cover
arrojado (com longas passagens instrumentais) do tema de Mose Allison,
cantor e pianista norte-americano de jazz e blues. Em qualquer clima,
todavia, a interação entre a banda fica evidente - a exemplo do que pode
ser percebido nas faixas Mundo Abisal e Toque de Queda
(esta com adesão da atriz e cantora espanhola Leonor Watling). Por mais
que Drexler já tenha apresentado safras de inéditas mais inspiradas, a
pulsação que rege Amar la Trama
valoriza este álbum dentro da discografia deste artista hábil nas
conexões (ora bem sutis, ora mais explícitas) com o som do Brasil.
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