viernes, 22 de abril de 2011

Comadre Fulozinha - Tocar na Banda [2003]

Três mudanças importantes ocorreram entre o primeiro e o segundo disco das “comadres”. Para começar, o nome: Florzinha transformou-se em Fulozinha. A seguir, a formação: de sexteto, reduziu-se à dupla de cantoras percussionistas Karina Buhr e Isaar de França. Por fim, o repertório. Em Comadre Florzinha (1999), predominavam músicas de domínio público, enquanto neste Tocar Na Banda, investe-se principalmente em material original. Contudo, o som em si não se alterou. Permanece fincado nos ritmos populares do Nordeste representados com maestria.
Das quatorze faixas, entre vocais e instrumentais, Karina Buhr assina seis e Isaar de França, duas. Há ainda "Obá", de Erasto Vasconcelos (Eddie); "É Ou Não É", da dupla Venâncio e Corumba e a excepcional versão de um clássico do paulistano Adoniran Barbosa, que termina por dar título ao disco. Essa faixa é interpretada pelas comadres com deliciosa ironia: "Tocar na banda / Pra ganhar o quê? / Duas mariolas e um cigarro Iolanda".

“A banda surgiu em 1997 com o nome de "Comadre Florzinha". Botei o nome na banda já pensando em escrever do jeito que a gente falava "Comadre Fulozinha"... O primeiro disco veio em 1999, depois mudou a formação, aconteceu um monte de coisa e aí voltou a idéia do "Fulozinha" e aqui estamos.
Lançamos em novembro de 2003 nosso segundo CD o "Tocar na Banda", pela Ybrazil Music, selo de São Paulo.
Fizemos lançamento em Recife (no Espaço Cultural Usina) e no Rio (Ballroom).
Pelo meio do mundo fizemos uma turnê em 2000 por várias cidades da França, Bélgica, Suiça, Canadá e EUA.
Gravamos participações em CDs como "Por Pouco" da Mundo Livre S/A (faixa Minha Galera, de Manu Chao); "Contraditório", de Dj Dolores; "Original Olinda Style", da Eddie; "Pernambuco Falando Para o Mundo", de Antônio Nóbrega; as coletâneas "Baião de Viramundo", "Pernambuco em Concerto" III e IV, "Reiginaldo Rossi" e "Music From Pernambuco".
De vez em quando estamos com o Teatro Oficina, de Zé Celso Martinêz. Com eles fizemos Bacantes, em 2001 e "Os Sertões - A Terra", em 2002/2003. Em "Os Sertões..." participamos também da trilha sonora, vencedora do Prêmio Shell de Teatro SP 2002.
Participamos das trilhas também de "A Máquina", de João Falcão; "Deus é Brasileiro", de Cacá Diegues e "Narradores de Javé", de Eliane Caffé.
Em 2003 gravamos o programa Ensaio, da TV Cultura. O que foi muito importante pra gente divulgar o trabalho por aí. Obrigada Fernando Faro!
Po enquanto é isso... valeu.”

Karina Buhr.

Tocar na Banda
1. Obá
2. Sibito Baleado
3. Tocar na Banda
4. Se o Mal
5. Iá
6. Zumba
7. Gaitinha
8. É ou Não É
9. Um Merengue Pra Jesus
10. Clarineto
11. Eu Também Sei Atirar
12. Amaralina
13. Chumbo de Vidro
14. A Cidade Tá Subindo

No hay comentarios: