jueves, 20 de octubre de 2011

Kimbra - Vows

Download

(...)  há sim espaço e pessoas que façam a música pop brilhar sem exatamente soar como uma grande massa sonora redundante. Um belo exemplo disso está em Vows (2011, Warner Bros.), registro de estreia da neozelandesa Kimbra Johnson, cantora que se valendo de elementos do jazz, soul e até da música experimental transforma seu debut em um álbum que mesmo acessível ao público passa longe das mesmas repetições do gênero.
Discípula de grandes veteranas do Jazz e da Soul Music, entre elas a memorável Nina Simone (por todos os lados ecoam referências ao que a jazzista desenvolveu ao longe do sua carreira), Kimbra faz de seu primeiro registro em estúdio um mergulho nas décadas de 1960 e 70, claro, dentro de uma linguagem essencialmente plástica e renovada. Contudo, longe de soar como qualquer novata britânica que utiliza das exatas mesmas referências, Johnson traz para junto de suas composições um tempero novo e por vezes inédito, uma especiaria rara vinda das frias terras islandesas, um elemento chamado Björk.
Não apenas pelo timbre de voz ou pela forma como a neozelandesa vai derramando seus vocais aos longo das 11 faixas do álbum, mas principalmente pela forma como as melodias instrumentais vão se posicionando dentro do registro. Por todos os lados batidas assíncronas vão se aconchegando no interior do trabalho, ditando assim a condução do não tão delicado álbum da cantora, que parece mudar sua forma de cantar ou de se impor em cada nova composição, às vezes até mesmo em cada novo segundo da faixa. É como se por todos os lados uma versão mais lenta do clássico Post pudesse ser encontrada, não de forma copiada, mas como uma referência mesmo (by Miojo Indie).



No hay comentarios: