viernes, 25 de noviembre de 2011

Nina Becker - Azul & Vermelho

Azul

Vermelho

É com maior prazer que lhes trago uma das melhores coisas que ouvir nesse ano, ambos os discos foram lançados em 2010, mas faz algumas semanas que a cada audição eu me perco e me encanto na doce voz da Nina Becker, que de fato só vim a conhecer e admirar recentemente, quando a ouvi e vi em um dueto com o Caetano Veloso. Mas vamos lá. conhecida como a Vocalista da Orquestra Imperial, Nina decidiu gravar algumas canções para o Myspace, mas entre algumas sessões juntou muito mais que algumas canções, resultando em dois discos distintos.
Azul - assim como o titulo, propõe uma sonoridade mais fria, um disco mais simples, sendo algo mais intimista. Na grande parte a calmaria destaca bem a linda e doce voz de Nina, confesso que ao ouvir a gostosa primeira faixa "Ela Adora" pensei por alguns momentos que estava ouvindo a Marisa Monte, mas foi uma comparação passageira. Nina impõe sua identidade e personalidade em letras melancólicas e arranjos que prendem a sua atenção. Acompanhada pelos integrantes da banda "Do Amor" são eles Gabriel Bubu, guitarra, Gustavo Benjão, guitarra, Marcelo Callado, bateria, e Ricardo Dias Gomes, baixo. Os dois últimos são integrantes da excelente banda Cê, e exatamente por eles estarem acompanhando o Caetano Veloso em turnê, é que Nina definiu essa sonoridade mais crua, com poucos instrumentos ao fundo. Destaques ficam para faixas como "Pedido" assinada pela cantora, à deliciosa de guitarrinha irresistível "Samba-Jambo" canção de Jorge Mautner e Nelson Jacobina, "Não Tema" é outra bela canção. Mais as faixas que diferem a sonoridade proposta são "Janelas” e “Lá e Cá” gravadas em ambos os discos, com estilos distintos. Em resumo "Azul" é tão pessoal e melancólico, para ouvir e relaxar. 
Vermelho - de contraste quente como sugere o titulo, aqui Nina ganha o apoio dos meninos da banda "Do Amor", trazendo uma sonoridade mais solta, mais agitadinha, canções mais leves e calorosas. Destaques para faixas como "Toc Toc", "Volte Sempre", "Superluxo" e "Do Avesso" com arranjos e influências bem anos 60/70. Outros pontos altos são a bluseira "Lagrimas Negras", e "Tropicália Poliéster" faixa que elegantemente fecha esse belíssimo álbum. Das vinte canções dividas em "Azul" e "Vermelho" Nina Becker assina nove, entre composições de amigos e parceiros. Pra quem a conhece da Orquestra Imperial e pra quem nunca ouviu falar, vale à pena ouvir esses dois ótimos discos, despretensiosos e de sutileza e elegância única. Nina Becker é um prazer ouvir você! (By RockDrops)

Toc Toc by Nina Becker on Grooveshark

Ela Adora by Nina Becker on Grooveshark

No hay comentarios: