domingo, 18 de diciembre de 2011

Cesaria Evora - Greatest Hits

Greatest Hits
Report harmful files
Copy to Clipboard
Report abuse



A cantora Cesária Évora morreu hoje aos 70 anos, informou a gravadora Lusafrica. Conhecida como a "Diva dos Pés Descalços", Cesária morreu no hospital Baptista de Souza, em sua cidade natal de Mindelo, na ilha de São Vicente, na ex-colônia portuguesa de Cabo Verde. O informe da Lusafrica não deu mais detalhes sobre a morte.
Cesária, ganhadora do prêmio Grammy em 2003 por seu papel na divulgação internacional da música folclórica de Cabo Verde, havia se aposentado em setembro deste ano, por motivos de saúde. Nos últimos anos, ela havia se submetido a várias cirurgias.
Seu estilo de cantar levou vários críticos a compará-la à norte-americana Billie Holiday. "Ela pertence à aristocracia das cantoras de bar", escreveu o jornal francês le Monde em 1991, três anos depois de ela lançar o álbum "La Diva Aux Pieds Nus", que marcou o início de sua carreira internacional. Sua primeira indicação para o Grammy, em 1995, veio com o álbum "Cesária", que vendeu milhões de cópias.
Nascida em 27 de agosto de 1941 em Mindelo, Cesária era chamada pelos amigos de Cizé e ficou conhecida como a melhor intérprete da "morna", a música folclórica típica de Cabo Verde. "Nossa música é muitas coisas. Alguns dizem que ela é como o blues ou o jazz. Outros dizem que ela é como a música brasileira, ou a africana, mas ninguém sabe realmente. Nem mesmo os mais velhos", disse Cesária em entrevista à Associated Press em 2000.
Cesária tinha sete anos quando seu pai morreu, deixando sete filhos; aos dez, como sua mãe não tinha como sustentar todos os filhos, ela foi colocada num orfanato. "Não gostei. Eu valorizava minha liberdade", disse Cesária à AP.
Aos 16, quando trabalhava como costureira, um amigo a convenceu a cantar num dos vários bares para marinheiros de Mindelo. O bar não pagava salário, apenas dava bebidas de graça, e Cesária ficou conhecida como bebedora de conhaque. E ela se lembrava do dia exato em que decidiu parar de beber por motivos de saúde: 15 de dezembro de 1994.
Fumante durante décadas, Cesária teve problemas cardíacos diagnosticados em 2005. Teve infartos em 2008 e em setembro deste ano, quando anunciou sua aposentadoria. Ela nunca se casou, mas teve um filho e uma filha, de pais diferentes. (AE-AP)

Petit Pays by Cesária Évora on Grooveshark

No hay comentarios: