martes, 5 de febrero de 2013

Andrew Bird - Break It Yourself (2012)

Break It Yourself

O cantor e multi-instrumentista Andrew Bird colocou no mercado o ano passado o sexto álbum de estúdio de sua carreira solo. "Break it Yourself" traz 14 belas faixas - duas delas, interlúdios instrumentais - escritas com a típica elegância do músico.

Para o novo disco, aliás, o norte-americano tinha um grande desafio, já que seu último lançamento, "Noble Beast" (2009), acabou sendo um álbum marcante em sua carreira. Isso não foi realmente um problema: o desafio foi aceito e o objetivo atingido. "Break it Yourself" é tão bom quanto ou ainda melhor que seu antecessor.

O que Andrew Bird apresenta em "Break it Yourself" é uma coleção de músicas suaves, mas não passageiras. São canções para momentos contemplativos, quem sabe de relaxamento. E isso se dá, nem tanto pela mensagem de suas letras - às vezes com um toque sombrio, como em "Near Death Experience Experience", que fala sobre a vida passar diante dos olhos numa experiência de quase morte - mas especialmente pela musicalidade de Bird, cheia de camadas e nuances.

Há uma atmosfera solta, provável resultado da forma como o disco foi gravado, em uma série de jams no estúdio, junto com uma banda. É claro que depois as canções ganharam arranjos, elementos e efeitos como se fossem vitaminas para ficarem mais fortes.

O violino, como sempre, ganha grande destaque e assovios não ficam de fora nas canções de "Break it Yourself". O clima folk anos 1960 está lá, em todo o repertório, assim como as influências de jazz e pop que os fãs do músico bem conhecem. Ou seja, "Break it Yourself" mantém o estilo que toda a discografia de Bird ostenta.

São destaques no repertório "Eyeoneye", "Give It Away", "Danse Caribe" e a já citada "Near Death Experience Experience".

Eyeoneye by Andrew Bird on Grooveshark

No hay comentarios: