jueves, 2 de mayo de 2013

Coitadinha bem feito - As Canções de Ângela Ro Ro (2013)

Coitadinha bem feito

  Quando o DJ Zé Pedro me convidou para fazer a direção artística de um disco, só coloquei uma condição: em vez de serem vozes femininas, como é de lei em sua gravadora Joia Moderna, que fossem somente homens cantando. Ele topou. Em contrapartida, me pediu que o foco do trabalho fosse então uma compositora. Cheguei a Ângela Ro Ro sem nem ter que refletir muito. Não precisava. Há poucas tão grandes quanto ela no mundo. O Título, "Coitadinha Bem Feito", veio antes de qualquer coisa. Primeiro até do que a escalação dos cantores. Título e refrão de uma faixa de seu LP "Escândalo", de 1981, a frase contém a contradição fundamental de Ro Ro e, em certa medida, de qualquer um de nós. Quando amamos demais, nos tornamos, ao mesmo tempo, o crime e o castigo. Coitadinha e bem feito.
A intenção, desde o início, era que o álbum não soasse como um tributo. Nada contra, mas Ângela está por aí, vivendo, atuando e compondo. Era necessário evitar "imitações". Ninguém nesse mundo é tão bom em ser Ângela Ro Ro do que ela própria.
O desejo foi montar um panorama de vozes masculinas dos mais variados estilos e escolas. Ouvindo as canções originais, pensava que Tatá Aeroplano, por exemplo, facilmente teria escrito algo como "Transa modelito forte / Comprimido pra dormir" (de "Balada da Arrasada") ou a tessitura da voz de Leo Cavalcanti cairia muito bem nos médios e agudos de "Came e Case".
Cada cantor determinou o seu caminho estético, os arranjos, os timbres. E isso deu uma riqueza inacreditável ao disco, Ângela Ro Ro e sua obra monumental servem a isso tudo. Ao passado e ao futuro. Coitadinha, bem feito!

Marcus Preto
Abril 2013]


Amor, meu Grande Amor - Lucas Santtana
Renúncia - Lira
Came e Case - Leo Cavalcanti
Só nos Resta Viver - Romulo Fróes
Mares da Espanha - Thiago Pethit
Balada da Arrasada - Tatá Aeroplano
Coitadinha Bem Feito - Otto
Abre o Coração - Gui Amabis
Gota de Sangue - Adriano Cintra
Não Há Cabeça - Pélico
Fogueira - Rodrigo Campos
Tango da Bronquite - Kiko Dinucci
Perdoar-os, Pai - Rael
Fraca e Abusada - Gustavo Galo
Tola Foi Você - Dani Black
A Mim e a Mais Ninguém - Juliano Gauche
Me Acalmo Danando - Helio Flanders



No hay comentarios: