viernes, 29 de julio de 2011

The Zombies - Odessey and Oracle


Odessey And Oracle [1967]

O lisérgico ano de 1967 foi dos mais inspirados na história do rock. Younger Than Yesterday (dos Birds), Sgt. Pepper's (dos Beatles), Forever Changes (do Love), entre outros álbuns clássicos, são dessa safra. A obra-prima de um grupo menos badalado, porém muito peculiar e influente, The Zombies, também data desse mesmo período dourado. Pop e acessível, Odessey And Oracle é mais uma na lista dos discos à frente do seu tempo e de difícil classificação até hoje. Seria protoprogressivo, pop barroco ou mersey-beat (a batida dos Beatles) psicodélico?
(…)
Misturando batidas de jazz, rithm & blues e mersey sound, os singles "She's Not There" (em 1964) e "Tell Her No" (em 1965) fizeram sucesso na Inglaterra e mais aninda nos EUA, onde alcançaram o topo das paradas. O grupo então se tornou referência essencial para os americanos. 
O ápice veio em 1967 com esse segundo álbum. Música pop com rara sofisticação (composta por Rod Argente e Chris White) e letras bem construídas abordando temas pessoais e políticos (como o horror das gerras mundiais). Tudo com melodias luminosas e harmonias vocais singelas, embaladas por arranjos de cordas, sopros e cravo.
Fazer um disco de nível tão elevado não poderia nunca ser fácil. E teve como consequência o desgaste das relações entre os integrantes. Resultado: a obra acabou sendo lançada após o fim do grupo, em dezembro de 1967. (…)

Sérgio Barbo
Showbizz ed. 172, novembro de 1999.
Seção Discoteca Básica



No hay comentarios: