domingo, 14 de febrero de 2010

Otto - Sem gravidade

Sem Gravidade

“Sem Gravidade” é o terceiro trabalho de Otto e mostra claramente a evolução musical e pessoal do compositor pernambucano. Depois da estréia com “Samba pra Burro”, de 1998, e das experimentações de “Condom Black”, de 2001, ele agora usa mais metáforas em suas letras, passa a mensagem, mas sem ser tão direto nem objetivo. E a sonoridade do álbum também segue essa tendência, ou seja, num primeiro momento parece não dizer muita coisa, mas aos poucos o ouvinte começa a perceber as sutilezas e a riqueza dos arranjos e melodias.

As canções foram compostas durante as viagens do músico ao Vale da Morte, nos Estados Unidos, Amazônia e Chapada Diamantina e parecem ter tido influência determinante na construção das mesmas, assim como o mergulho de Otto no mundo do filósofo alemão Nietzche, divertidamente citado em “Nebulosas”.

O clima só muda um pouco com “Pra Ser Só Minha Mulher”, sucesso dos anos 70 na voz de Roberto Carlos e Ronnie Von. As participações especiais são outra constante e dão um toque todo especial a “Sem Gravidade”. A veterana Rita Lee aparece em “Tento Entender”, com o filho Beto, além da atriz (e noiva do cantor) Alessandra Negrini emprestar a sua voz em outras três faixas. Pupilo, o baterista do Nação Zumbi, assume as baquetas em todo trabalho e o produtor Apollo 9 ajuda a dar forma final aos devaneios de Otto. B-Negão e Max de Castro também têm seus nomes devidamente creditados por “Amarelo Manga” e “Avisa Gil”, respectivamente.

“Sem Gravidade” mostra uma cara mais acústica, sombria e suave de Otto, bem diferente das levadas eletrônicas que marcaram sua iniciação no mercado fonográfico. E ele se sai bem também nesse formato, principalmente pela espontaneidade de suas harmonias, linhas e palavras, que parecem, muitas vezes, estarem sendo feitas de improviso (by Canal Pop).


01. Lavanda
02. Tento Entender
03. Pra Quem Tá Quente
04. Nebulosas
05. Pra Ser Só Minha Mulher
06. Dedo de Deus
07. Amargosa
08. Indaguei a Mente
09. Amarelo Manga
10. História de Fogo
11. Imaginar a Vida
12. Avisa Gil
13. Quem Sabe Deus
14. Sem Gravidade

No hay comentarios: